quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Iconografias do Nazismo

 O sentido iconográfico como forma de comunicação não-verbal , é capaz de imprimir diferentes interpretações acerca de fatos, contextos, dentre outros posicionamentos.

Perante o nazismo, um sistema totalitário baseado na disseminação de uma verdade tida como única e absoluta, o sentido iconográfico das imagens reside na legitimação de inúmeros discursos, propagando visões etnocêntricas, e justificando teorias expansionistas.


Imagem: "O Judeu: O grande parasita capitalista Mundial". Famosa propaganda nazista.

O cartaz exibido acima retrata uma propaganda nazista veiculada na época, e ainda divulgada em meios anti-semitas.

No âmbito do fotojornalismo, os valores de uma imagem adquirem um teor quase que incontestável. Não só ilustram uma interpretação, mas vão além posicionando contextos e reforçando ideologias..






Saiba Mais:

CINEMA:

Inúmeras produções cinematográficas relatam o regime nazista sob diferentes perspectivas. O filme Escritores da Liberdade relaciona o conflito de gangues e imigrantes existente nos EUA como a intolerância de regimes totalitários.

MÍDIAS:

Foram encontrados documentos históricos sobre o nazismo, com 24 paginas que continham 244 fotos sobre o regime e suas vitimas. Algumas fotos foram divulgadas na pagina da revista ISTO É (http://www.istoe.com.br/reportagens/143484_O+NAZISMO+EM+FOTOS+INEDITAS)


Para finalizar:

Questões para Reflexão

Qual o peso de uma ideologia?
As imagens veiculadas em meios de comunicação, podem nos influenciar? Como?

Daniele Pereira
André Giorgetti Shimanuki

Nenhum comentário: