quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cantor Lobão exalta a Ditadura e critica musicas da época.

Boa noite. 
Hoje zanzando na internet, afim de estudar sobre a ditadura na nossa realidade atual, eu encontrei um site que diz:
Lobão deu uma entrevista no Festival da Mantiqueira, ocorrido na cidade de São Francisco Xavier (SP), durante a entrevista Lobão, faz declarações bombásticas sobre sua opinião em relação ao regime militar, onde fala que o regime militar deveria ser repensado, que as revoluções lutadas da época foram apenas para uma ditadura proletariada para trazer uma Cuba para o Brasil, enquanto os militares tentavam defender a ''NOSSA'' soberania. Lobão ainda diz que o revolucionário Chê Guevara foi facionora que assassinou camponeses daquela época.
veja um pedaço do video em que Lobão fala sobre a ditadura e critica cantores famosos da época da ditadura, tais como chico buarque, João Gilberto. Veja o video:

Analisaremos o regime Militar:
O regime militar surgiu em 1964 quando a democracia caiu, a censura aumentou, repressões aqueles que abriam a boca ou publicar algo que fosse algo contra o regime militar, sofria torturas e massacres horriveis. 

Eu me dei por conta, que aquela luta de todos os jovens revolucionários que lutaram por seu direito, feministas que lutaram para ter seu lugar na sociedade, músicos que arriscaram sua vida para poder protestar com seu modo de pensar subliminarmente em suas canções de letras profundas e lembranças dolorosas, foram perdidas em palavras de um cantor/ apresentador da MTV. (nada contra a MTV)

Ainda hoje sentimos a presença desta ditadura e falta de democracia em nosso dia-a-dia... Tanto na politica quanto na liberdade de expressão.
O Cantor Lobão não deu apenas a sua ''nobre'' opinião sobre o regime militar, ele foi a favor das torturas que jovens revolucionários lutaram só para poder ter apenas o direito de estar no lugar dele, podendo ser ''livre'' pra poder sentar em um banco em um palco com pessoas te assistindo e podendo tocar no assunto da ditadura.
Revolucionistas como Che Guevara foi citado como um assassino de camponeses por Lobão, sendo que o Che estava tentando derrubar o militarismo de cuba (como tantos outros lugares que Che conseguiu derrubar) para ajudar a população a ter uma vida melhor. 

Como em pleno século XX, pessoas de auto grau de ensino e ''superioridade'' consegue ter uma visão tão egocêntrica que  pode acabar com tal merecimento que pessoas revolucionarias lutaram tanto para ter. Não só o cantor Lobão diz asneiras sobre o regime militar, políticos  adolescentes sem cultura, mulheres que expõem seu corpo em um palco de musicas sonoramente poluídas, tudo isso... Todas essas coisas, fazem com que aquelas lutas... Aquelas multidões de mulheres e homens, crianças e jovens, idosos e homossexuais, todas aquelas lutas estão perdendo seu valor na sociedade do século XX, devido a alienação, a falta de informação nas escolas publicas devido a homens como esse. O mundo está piorando em uma grande escala.

Pode ter sido tarde a minha parte de ter notado o video na internet, ou a noticia em sites famosos, mas com certeza está na hora de procurarmos evoluir em relação a abrir a boca quando acontece algo errado.


Obrigada.

Por Daniele Pereira Martins (nº09) 3º A

Um comentário:

André Giorgetti Shimanuki disse...

Só quem viveu na pele os horrores da ditadura, pode dizer o quão injusta e e infeliz foi a fala do cantor ao equiparar torturadores com torturados. Sabemos que fins não justificam meios, mas muitas ações são justificadas pelas intenções, pelos contextos, pela defesa de interesses coletivos...

Sua fala mantém uma visão economicista da realidade, fazendo uso do crescimento econômico para justificar mortes, a falta da liberdade, os abusos ditatoriais.

Triste é hoje perceber que figuras que lutaram no passado foram corrompidas, e se esqueceram da luta, dos ideais...