sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ajudar é o suficiente ?

Continente Africano precisar deixar de ser dependente ou nunca saíra da pobreza!

O continente africano precisa muito mais do que esmolas  ajuda de custo de países que querem aparecer potencias,pois  fingir que não liga e depois ajudar para parecer solidário não focar no problema não resolvera nada. 
Seria muito mais desinteressante interessante potencias darem oportunidade para o continente africano ser inserido no mercado global, pois possuem produtos de alta qualidade mas que não possuem tanta tecnologia quanto países desenvolvidos faz com que  não consiga aumentar a econômica através de produtos em uma escala significativa . Um exemplo é o algodão africano, que apesar de ter qualidade bem superior ao algodão Norte Americano é vendido em uma quantidade relativamente baixa se tratando de exportações a nível internacional. Mas porque compraríamos um algodão inferior e mais caro? Isso ocorre devido a falta de investimento no continente africano, pois mesmo tendo um produto superior não possui tanta tecnologia a ponto de ter uma exportação equivalente. Com tal investimento a Africa poderia estar encaminhando para uma independência financeira, já que a exportação aumentaria o lucro do país.
Por que isso não ocorre ?
É inviável ter um concorrente com produtos superiores e mais baratos difícil dar espaço a independência financeira africana,pois o país fica limitado a vender seus produtos a potencias exploradoras  países como E.U.A na forma de matéria prima, ou seja, vende um produto com trabalho escravo mão-de-obra barata exploram o território usam das terras africanas para diminuir seus gastos e aumentar o lucro, dai você tem um país que vende a laranja e nem vê o suco,vende o cacau e nem sente o cheiro do chocolate que fica limitado não podendo ter chances justas de crescer economicamente dai temos um continente com problemas socioeconômicos .Exemplo da venda de uma matéria prima barata que se torna um produto final caro e lucrativo : 

Trabalho Infantil no continente africano(plantação de cacau)


Criança branca comendo chocolate

A matéria prima é colhida por crianças negras sobe trabalho infantil, enquanto o produto final  é consumido por crianças da Europa, America do norte e America do Sul, menos pela criança que colheu o cacau,já que é vendida por volta de 230 dólares a donos de cacauzais e não recebem nada pelos serviços prestados quem dirá o chocolate,bombons ou coisa do tipo ! 

Ironia?... Rebeldia?... Ou a verdade que não querem mostrar ? 

Autor : Weslley Eduardo 

Nenhum comentário: