sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Um Continente duas Realidades





A África é o terceiro maior continente do planeta e possui cerca de 1 bilhão de habitantes. Por causa da sua colonização conturbada o continente adquiriu uma grande diversidade física, étnica, cultural e econômica.
Todos esses elementos contribuíram para uma separação da África em duas partes que são elas: África Setentrional (também chamada de África Mediterrânea ou África Islâmica) e África Subsaariana onde podemos considerar um divisor natural e cultural respectivamente o Deserto do Saara e a religião.
A África Setentrional possui uma melhor condição socioeconômica se comparada com a África Subsaariana, seus habitantes tem aspectos semelhantes aos do Oriente Médio e em sua maioria são seguidores do islamismo.
A África Subsaariana possui uma vasta diversidade cultural, tanto que, a pluralidade cultural muitas vezes se torna um problema, pois acaba causando conflitos armados entre povos de diferentes crenças e gerando diversas mortes.
Apesar de possuir grandes riquezas minerais a África Subsaariana possui grandes problemas socioculturais causados pela má distribuição. Os países da África Subsaariana possuem os piores índices de desenvolvimento humano (IDH).






Nenhum comentário: