quinta-feira, 24 de maio de 2012



Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (19262001), gravada quatro meses antes de sua morte.
Considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX, Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o modelo de globalização perversa vigente no mundo, que ele chamava de globalitarismo. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton enxergou a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa e mais humana.

Um comentário:

André Giorgetti Shimanuki disse...

Assistimos hoje a um processo de banalização do conceito de cidadania, onde o direito do cidadão é constantemente banalizado pelo consumo.

O direito a terra, a moradia, a cidade é ameaçado pelos interesses de posse, de consumo, convertendo o cidadão em um mero usuário... (e que aceita ser chamado assim, aceitando os limites, de uma espaço geométrico).

E os meios midiáticos que deveriam informar, deturpam e distorcem as informações ao seu favor... Legitimam discursos que são aceitos e são incorporados aos da maior parte da população.
A autonomia do pensar é substituída pela heteronomia, pelo interesse alheio, criminalizando a luta dos movimentos sociais e dos grupos que buscam a defesa de interesses coletivos...