domingo, 4 de dezembro de 2011

Gabarito da Prova



QUESTÃO 01
(UDESC) A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozoico, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma semilíquido e passeando em diferentes direções. Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial.
(A) Gaia
(B) Placas Tectônicas 
(C) Folhelhos de Wegener 
(D) Riftis
(E) Pangeia

QUESTÃO 02
Observe a charge e assinale a opção que melhor expressa o seu conteúdo:
(A) A cartografia é uma ciência neutra.
(B) De acordo com observações astronômicas, o hemisfério norte está situado acima do sul.
(C) O centro do mundo é apenas um ponto de vista.
(D) A cartografia não é uma ciência neutra, retratando (por vezes) uma visão eurocêntrica, hierarquizada e deformada da realidade.
(E) A fala incoerente da personagem não é adequada para refletirmos os conceitos cartográficos .


QUESTÃO 03
Considere as afirmações:
(I) - Somente os EUA podem ser designados como superpotência, e países como França, Inglaterra, China e Rússia incluem-se entre aqueles chamados de potências de capacidades diferentes.
(II) - O Brasil tem uma baixa força geográfica, e seu poder de fazer chegar suas influências culturais e econômicas para além da escala nacional não é grande, em comparação às potências, embora ele exista em alguma medida.
(A) – Apenas a afirmativa I está correta.
(B) – Apenas a afirmativa II está correta.
(C) – As afirmativas I e II estão corretas.
(D) – Nenhuma das afirmativas são corretas.

QUESTÃO 04
(UFRN) Nas últimas duas décadas, têm sido cada vez mais freqüentes noticiários destacando conflitos pela posse da terra em diversas regiões do Brasil. Dentre as causas responsáveis por tais conflitos, pode-se identificar:
(A) ampliação do mercado de terras, promovendo a sua desvalorização e a modernização do processo produtivo.

(B) expansão da agricultura familiar, tendo em vista as políticas de crédito agrícolas para a produção moderna de grãos destinados ao mercado externo.
(C cumprimento da função social da terra, como resultante da expansão da fronteira agrícola e das relações não-capitalistas de produção.
(D) maior organização dos trabalhadores rurais, que buscam soluções para a questão da terra e para a concretização da reforma agrária.

QUESTÃO 05
NÃO se relaciona ao processo de industrialização no Brasil
(A) os grandes investimentos estatais em infra-estrutura no período conhecido como "milagre econômico".
(B) a oferta de elevadas margens de lucro no mercado interno para os capitais estrangeiros, após a década de 1960.
(C) a excelente condição do baixo custo da mão-de-obra para instalação de novas empresas transnacionais no país.
(D) o aumento da participação do Estado no setor produtivo, através do controle da economia nacional nos anos de1990.

QUESTÃO O6
(ENEM) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais — como o Facebook e o Twitter — ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).
 
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
B) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
C) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
D) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
E) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

QUESTÃO 07
O quadro abaixo mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX.
Analisando os dados podemos caracterizar o período entre
(A) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar.(B) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica. 
(C) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade. 
(D) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica. 
(E) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico.


QUESTÃO 08
Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura”. “Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas”. “A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica”. “Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados
para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo”.
Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47.

Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se
etnocêntrica a seguinte alternativa:
a) O crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
b) A raça ariana é superior.
c) A produtividade da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
d) Não gosto de música sertaneja.
e) Acredito em minha religião.

QUESTÃO 09
(ENEM: Adaptado) Um professor apresentou os mapas ao lado numa aula sobre as implicações da formação das fronteiras no continente africano. Com base na aula e na observação dos mapas, os alunos fizeram três afirmativas:
I - As fronteiras políticas jogaram a África em uma situação de constante tensão ao desprezar a diversidade étnica e cultural, acirrando conflitos entre tribos rivais.
II - As fronteiras artificiais criadas no contexto do colonialismo, após os processos de independência, fizeram da África um continente marcado por guerras civis, golpes de estado e conflitos étnicos e religiosos.
É verdadeiro apenas o que se afirma:
(A) Apenas a afirmativa I está correta.

(B) Apenas a afirmativa II está correta.
(C) As afirmativas I e II estão corretas.
(D) Todas as afirmativas são incorretas.

QUESTÃO 10 (ENEM)
Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
(A) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosi.
(B) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
(C) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
(D) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
(E) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.

QUESTÃO 11 (ENEM)


Álcool, crescimento e pobreza
O lavrador de Ribeirão Preto recebe em média R$ 2,50 por tonelada de cana cortada. Nos anos 80, esse trabalhador cortava cinco toneladas de cana por dia. A mecanização da colheita o obrigou a ser mais produtivo. O corta-cana derruba agora oito toneladas por dia. O trabalhador deve cortar a cana rente ao chão, encurvado. Usa roupas mal-ajambradas, quentes, que lhe cobrem o corpo, para que não seja lanhado pelas folhas da planta. O excesso de trabalho causa a birola: tontura, desmaio, cãibra, convulsão. A fim de agüentar dores e cansaço, esse trabalhador toma drogas e soluções de glicose, quando não farinha mesmo. Tem aumentado o número de mortes por exaustão nos canaviais.
O setor da cana produz hoje uns 3,5% do PIB. Exporta US$ 8 bilhões. Gera toda a energia elétrica que consome e ainda vende excedentes. A indústria de São Paulo contrata cientistas e engenheiros para desenvolver máquinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de álcool. As pesquisas, privada e pública, na área agrícola (cana, laranja, eucalipto etc.) desenvolvem a bioquímica e a genética no país.
Folha de S. Paulo, 11/3/2007 (com adaptações).

Confrontando-se as informações do texto com as da charge acima, conclui-se que
(A) a charge contradiz o texto ao mostrar que o Brasil possui tecnologia avançada no setor agrícola.
(B) a charge e o texto abordam, a respeito da cana-de-açúcar brasileira, duas realidades distintas e sem relação entre si.
(C) o texto e a charge consideram a agricultura brasileira avançada, do ponto de vista tecnológico.
(D) a charge mostra o cotidiano do trabalhador, e o texto defende o fim da mecanização da produção da cana-de-açúcar no setor sucroalcooleiro.
(E) o texto mostra disparidades na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e condições precárias de trabalho, que a charge ironiza.

QUESTÃO 12 (ENEM)

A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa 
(A) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. 
(B) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. 
(C) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. 
(D) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos. 
(E) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.


QUESTÃO 13 (ENEM)

Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.
Internet: <www.unesco.org.br>.

Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

(A)
(B)
(C)
(D)


QUESTÃO 14

Os quatro calendários apresentados abaixo mostram a variedade na contagem do tempo em diversas sociedades.


Fonte: Adaptado de "Época", n° 55, 7 de junho de 1999

Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar que:
(A) o final do milênio, 1999/2000, é um fator comum às diferentes culturas e tradições.
(B) embora o calendário cristão seja hoje adotado em âmbito internacional, cada cultura registra seus eventos mercantes em calendário próprio.(C) o calendário cristão foi adotado universalmente porque, sendo solar, é mais preciso que os demais.
(D) a religião não foi determinante na definição dos calendários.
(E) o calendário cristão tornou-se dominante por sua antigüidade.


QUESTÃO 15

Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes, ..." SMITH, Adam. "A Riqueza das Nações". Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Culturas, 1985.
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:

I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.
III. Ambos contêm a idéia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.
Dentre essas afirmações, apenas
(A) I está correta.
(B) II está correta.
(C) III está correta.
(D) I e II estão corretas.
(E) I e III estão corretas.

QUESTÃO 16

A partir do início da Idade Moderna o Protestantismo se expandiu por toda a Europa. Vários países como a Inglaterra e a Suíça se desligaram da Igreja Católica, que perdeu boa parte de seus bens. Numa tentativa de conter a expansão do Protestantismo, alguns papas tentaram promover uma reformulação moral, política e econômica na Igreja Católica. É nesse contexto que são realizados o Concílio de Trento, a fundação da Companhia de Jesus e o Tribunal da Santa Inquisição. O texto anterior se refere ao processo conhecido como:
(A) Reforma Luterana.
(B) Reforma Protestante.
(C) Reforma Calvinista.
(D) Reforma Absolutista.

(E) Contra-Reforma.

QUESTÃO 17

A revolução industrial ocorrida no final de século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX. Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século de decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com

(A) expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
(B) a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
(C) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.(D) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
(E) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.

QUESTÃO 18

Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm  sido os motores no processo de construção democrática.

SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque
(A) determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.   
(B) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.   
(C) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.   
(D) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.   
(E) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado

QUESTÃO 19


ENEM (2011) - O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,

(A) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
(B) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
(C)  engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
(D)  espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas
(E) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.


QUESTÃO 20
A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. 
Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado). 

(A) referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque a legitima o ensino das ciências humanas nas escolas. 
(B) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira. 
(C) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura. 
(D) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação. 
(E) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico racial do país. 




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