domingo, 24 de junho de 2012

Garoto de 11 anos é preso acusado de protestar contra o governo

16:44,
Redação Época

Promotores públicos do Bahrein acusaram Ali Hasan, um menino de 11 anos, de participar de um protesto ilegal contra o governo. Hasan foi preso no dia 14 de maio, e passou semanas em uma prisão para menores, até ser solto na última semana para aguardar a decisão da Corte. Ele enfrenta a acusação de “tomar parte em manifestação com o objetivo de perturbar a ordem pública”.
O governo do país acusa o garoto de participar de um bloqueio de uma estrada. Ele teria recebido 3 dinares (aproximadamente US$ 7) dos manifestantes para buscar pneus e madeiras usados no bloqueio da estrada.
A versão do garoto, no entanto, é diferente. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Hasan disse que estava apenas brincando na rua com os amigos quando os policiais chegaram.
“Um dia antes da prisão, policiais e manifestantes brigaram perto da rua da minha casa”, disse Ali ao Guardian, em conversa por telefone. “No dia seguite, eu sai para a rua com dois amigos para brincar. Era por volta das três horas da tarde. Nós estávamos brincando quando alguns policiais apareceram, e nós entramos em pânico. Meus amigos conseguiram fugir… mas eu fiquei tão assustado com as armas que eles tinham que eu não consegui me mover. Aí eu fui preso”.
Segundo o pai de Ali, Jasem Hasan, os policiais mentem quando afirmam que seu filho recebeu dinheiro para participar da manifestação. “Eu não sou uma pessoa rica, mas eu ganho dinheiro suficiente trabalhando para que meu filho não precise ir para as ruas atrás de dinheiro”, disse. O menino falou da sua experiência na prisão, e disse que nunca mais quer voltar. “Eu chorava o tempo todo. Eu disse a eles que eu confessaria qualquer coisa para voltar para casa”.
O caso de Ali Hasan está sendo acompanhado de perto pela sociedade do Bahrein. As autoridades se mostram rigorosas nos processos contra os manifestantes pegos desde o início das manifestações no país, e Ali está sendo considerado como o mais jovem cidadão do país a enfrentar acusações por protestos. O veredito está marcado para 5 de julho, e as perspectivas não são positivas. Segundo a Time, outras três crianças foram presas, e uma delas teria sido condenada a 15 anos de prisão.
Os protestos e manifestações no Bahrein já duram 15 meses. Eles começaram junto com as manifestações em outros países do mundo árabe, com as que derrubaram os regimes do Egito e Tunísia. O Bahrein é governado por uma dinastia sunita, mas a maioria dos cidadãos do país, assim como a família de Ali, são xiitas.




Postagem sugerida por: Stephane da Silva Figueiredo Nº37 Serie: 3ºA

Nenhum comentário: