domingo, 30 de setembro de 2012

Memória Histórica: 'Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)'

Novo clipe do Racionais MC's para a música 'Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)'. Gravado na 'Ocupação Mauá' - conjunto habitacional considerado o 'Novo Pinheirinho' por abrigar mais de 200 famílias no Centro da cidade de São Paulo -, o vídeo faz referência à luta armada contra a Ditadura Militar no Brasil.Com direção de Daniel Grinspum, o clipe intercala imagens históricas de protestos com cenas de Mano Brown, Ice Blue, KL Jay, Edi Rock e o convidado Dexter voltando a 1969 e invadindo a Rádio Nacional para passar uma mensagem revolucionária.



Saiba Mais: Assista ao documentário: "Marighella"

Letra da Canção: Mil Faces de um Homem Leal

Contrastes Sociais: "O Rico e o Pobre"



Caju e Castanha formam uma dupla de embolada, arte inspirada na literatura de cordel, e caracterizada por ritmos rápidos e versos improvisados que abordam temas e fatos cotidianos.

Letra da Canção (Clique aqui)




Documentário: O xadrez das cores



Curta metragem "O Xadrez das Cores " (2004, 21 minutos), dirigido por Marco Schiavon.
o Vídeo narra a história de uma senhora branca que fica sob a guarda de uma empregada doméstica negra. A idosa não faz questão nenhuma de disfarçar seu racismo é utiliza o jogo de xadrez humilhar a empregada, mas é justamente o jogo de xadrez que fará com que as personagens produzam reflexões que mudarão as suas vidas.


sábado, 29 de setembro de 2012

Memória Histórica: "Pra não dizer que eu não falei das flores"




Retrato da ditadura brasileira, a música composta por Geraldo Vandré constitui um relato fiel  e triste do período.




quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Vidas sem Lar



"A ideologia do consumo, mediante suas múltiplas aparências, está fortemente impregnada na população. Uma boa parcela do conteúdo dos movimentos sociais urbanos defende mais o consumidor que, mesmo, o cidadão. O direito à moradia se confunde com o direito de ser proprietário. Este termina imposto ideologicamente como o certo, como se fosse um objetivo do cidadão. A verdade, porém, é que ser dono de um terreno ou de uma casa nem mesmo assegura moradia estável. Os pobres que lutam desesperadamente para conquistar o direito à propriedade estão freqüentemente mudando, dentro da cidade; são verdadeiros migrantes intra-urbanos. Ser proprietário é um elemento essencial na ideologia do consumidor" (SANTOS, 2007).

Créditos:
Sugestão do Vìdeo: Ariana Ferreira Manzo

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2007.

A polemica do filme “A Inocência dos Muçulmanos”


O filme “A Inocência dos Muçulmanos” que veio causando uma onda de protestos violentos nos países de maioria muçulmana por ofender a religião e ao Profeta Maomé. O filme bruto em si, mostra Maomé, como um corrupto, pedófilo , homossexual , falso religioso , ilegítimo, corrupto, depravado, e sanguinário.
Anteriormente chamado "Inocência de Bin Laden", é um filme independente de baixo orçamento que satiriza o Islã e seu profeta, Maomé, que é mostrado como um "bastardo" .
"Esse é um filme político", afirmou Bacile àAssociated Press. Que passa a ideia de que o Islã é um câncer.
"Os EUA perderam muito dinheiro e muitas pessoas em guerras no Iraque e no Afeganistão, mas estamos lutando com ideias." De acordo com a agência de notícias, o cineasta decidiu se esconder por temer represálias.
Mohammed Moussaoui, líder do Conselho Muçulmano Francês (CFCM), descreveu o filme e as charges como "atos de agressão", mas fez um apelo aos muçulmanos franceses para não tomarem as ruas com protestos violentos.
Os primeiros protestos contra o filme foram registrados no Cairo. Nesse mesmo dia, uma manifestação semelhante provocou um incêndio no consulado americano em Benghazi, matando quatro americanos – entre eles o embaixador dos Estados Unidos no país. 
A verdade é a de que os EUA quer que tenhamos a visão de que o Islã é um país terrorista!
 É compreensível à revolta dos muçulmanos com relação ao filme. A mesma revolta os cristãos católicos e evangélicos sentiram ao tomarem conhecimento de filmes como "A Última Tentação de Cristo", "Código Da Vinci".



Clique aqui para assistir um vídeo sobre o assunto

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Iconografias do Nazismo

 O sentido iconográfico como forma de comunicação não-verbal , é capaz de imprimir diferentes interpretações acerca de fatos, contextos, dentre outros posicionamentos.

Perante o nazismo, um sistema totalitário baseado na disseminação de uma verdade tida como única e absoluta, o sentido iconográfico das imagens reside na legitimação de inúmeros discursos, propagando visões etnocêntricas, e justificando teorias expansionistas.


Imagem: "O Judeu: O grande parasita capitalista Mundial". Famosa propaganda nazista.

O cartaz exibido acima retrata uma propaganda nazista veiculada na época, e ainda divulgada em meios anti-semitas.

No âmbito do fotojornalismo, os valores de uma imagem adquirem um teor quase que incontestável. Não só ilustram uma interpretação, mas vão além posicionando contextos e reforçando ideologias..






Saiba Mais:

CINEMA:

Inúmeras produções cinematográficas relatam o regime nazista sob diferentes perspectivas. O filme Escritores da Liberdade relaciona o conflito de gangues e imigrantes existente nos EUA como a intolerância de regimes totalitários.

MÍDIAS:

Foram encontrados documentos históricos sobre o nazismo, com 24 paginas que continham 244 fotos sobre o regime e suas vitimas. Algumas fotos foram divulgadas na pagina da revista ISTO É (http://www.istoe.com.br/reportagens/143484_O+NAZISMO+EM+FOTOS+INEDITAS)


Para finalizar:

Questões para Reflexão

Qual o peso de uma ideologia?
As imagens veiculadas em meios de comunicação, podem nos influenciar? Como?

Daniele Pereira
André Giorgetti Shimanuki

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os dilemas de ser fotógrafo

fotojornalismo é capaz de colocar o fotógrafo em situações onde, qualquer que seja a escolha, a ação final resultará em extremas consequências. Tais situações já foram vividas pelos fotógrafos Kevin Carter e Tiago Brandão que, por suas escolhas, foram duramente criticados e julgados.

Em horas onde as opções são fotografar ou ajudar, o que você faria? Se você estivesse no lugar do Kevin Carter, qual seria sua escolha? A resposta para muitos parece fácil e simples, mas existem vários fatores envolvidos. No filme “Fomos Heróis” (We Were Soldiers, 2002), o personagem fotógrafo Joe Gallowar (Barry Pepper) concluiu que a melhor maneira de ajudar seus colegas de combate era registrando cada perda ou momento de sofrimento, para que nada fosse esquecido posteriormente. O fotojornalismo é a soma de coragem, atitude, profissionalismo e ética.


"É impossível fazer fotojornalismo sem caráter, sem opinião." — João Bittar

Outra situação de escolha aconteceu com o fotógrafo e colunista do Meio Bit. Gilson Lorenti conta que presenciou o atropelamento de uma criança. O garoto, que não sobreviveu, tinha fugido dos pais e atravessou uma avenida. Naquele momento, Gilson estava com a câmera na mão e uma difícil escolha: socorrer o acidente ou registrá-lo? Qualquer imagem do triste episódio seria aproveitada para compor manchetes de vários jornais da região. Vivendo o dilema em fotografar ou não, ele se questionou qual seria a recompensa por aquela foto. Nenhuma. Aquela foto seria somente algo para matar a curiosidade mórbida de quem não presenciou a fatalidade. Escolhendo não fotografar, ele ficou com sua consciência leve.

Na época, muitas pessoas criticaram sua atitude em não fotografar, já que estava perdendo a chance de ter em mãos uma foto de impacto. E, se fizesse a foto, alguns o acusariam de ter aproveitado o sofrimento alheio, em vez de socorrer.

Para finalizar trago o vídeo “One Hundredth of a Second”,que aborda justamente o dilema que o fotojornalista vive em sua rotina diária de profissão. De fato, não existe uma resposta simples sobre a questão dos limites do fotojornalismo. O vídeo mostra claramente a responsabilidade do profissional que decide utilizar sua câmera. As cenas do vídeo são fortes, mas cada minuto é valioso e deve ser assistido. One Hundredth of a Second traz um impacto visual, mas, principalmente, uma reflexão sobre a profissão de fotojornalista. 




Comentário de Henrique R, editor do site Fotografe Uma Ideia, a respeito do texto:

"As pessoas fazem um rebuliço danado por conta desse tema. Se não fazem a foto, são julgados por perder a oportunidade; se fazem, são julgados por não prestar socorro. Pra mim, é simples: Se o fotógrafo tiver a chance de ajudar, faça! O que acontece é que, em outros casos, o fotógrafo nem deve tentar ajudar. (Num acidente, por exemplo, não se deve tentar mover a vítima, etc.) E outra: Todo mundo acha lindo julgar quem faz a foto de um desastre (arrumam até meios poéticos e dramáticos pra fazer isso, é incrível!), mas odeiam ler jornal e não ver imagem do acidente. O jornalismo (por isso, o fotojornalismo também) é uma das profissões mais importantes do mundo, justamente porque retratar uma verdade e registrá-la no tempo, às vezes, até como fato histórico importante."

PS. Achei interessante postar isso aqui, inclusive o vídeo, para pensarmos um pouco mais nessa questão, que já foi discutida em sala de aula, com a fotografia do Carter. 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Revisão para o Vestibular

Uma ferramenta muito interessante desenvolvida pelo Portal Guia do Estudante contendo questões de importantes vestibulares e exames nacionais.

Fica a dica.

Acesse aqui




domingo, 23 de setembro de 2012

A política partidária e suas contradições

Disponível em http://fisofolando.blogspot.com.br/


Honestidade, compromisso e responsabilidade são adjetivos presentes em toda campanha política partidária (somente nos discursos). Publicitários transformam vilões em mocinhos, e escondem as reais intenções do sujeito, suas alianças partidárias (contraditórias) e seu passado.

Imagem disponível em http://http://www.estadao.com.br/

Fatos recentes, como a aliança partidária entre Maluf e o PT (Partido dos Trabalhadores) nos confirmam esta tese, e nos mostram uma grande contradição do sistema político brasileiro, transmitindo a impressão de que a formação de uma aliança partidária, que em tese deveria refletir a convergência de ideologias entre os partidos, aparenta apenas a convergência de interesses individuais ($$$). 

Saiba mais na postagem: "Vergonha Nacional"



O vídeo acima envolvendo uma polêmica entre Paulo Maluf e o Partido dos Trabalhadores parece ter sido superado por ambos. Perdão??????????? Difícil crer!



Outra aliança contestável mantida nas eleições presidenciais de 2010 foi estabelecida entre PSDB e DEM.
O vínculo mantido entre ambos parece não refletir a posição que cada um manteve durante a ditadura.

Diante dos fatos, fica o questionamento: É possível acreditar na  política partidária brasileira? Os adjetivos atribuídos aos candidatos são verdadeiros?

Contribuição de Tayane Omena.
André Giorgetti Shimanuki.



Reflexões sobre a mídia (sob a ótica de jornalistas)



Trechos do programa Provocações da Tv Cultura.

O vídeo exibe importantes reflexões sobre a imprensa brasileira, sob a ótica de grandes profissionais.

Memória Histórica: Embargo a Cuba




Os embargos já duram mais de meio século, e configuram uma estratégia estadunidense contra o regime socialista da ilha.

Vídeo recomendado por Fernanda Soares da Silva.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Grupo Realidades Africanas

 

País islâmico na Africa ?  


                                         Ficheiro:Mauritania (orthographic projection).svg


Pois é, a maioria das pessoas podem ter um pensamento estereotipado e generalizado do continente africano, mas em termos de religião e cultura esse continente possui uma diversificação muito grande, é uma pena que a maioria generalize a Africa como simplesmente um continente das religiões como o Candomblé e Umbanda.
A Mauritânia que é oficialmente República Islâmica da Mauritânia é um pais do noroeste do continente africano,sua principal  religião é o Islamismo que é controlado como liberdade religiosa sendo controlada pelo governo da  Mauritânia, o país tem uma constituição que o estabelece como republica Islâmica  e decreta o Islamismo como religião de seus cidadãos e do estado.

Os cargos mais bem pagos do Brasil


A profissão mais rentável está no Rio de Janeiro, seguida por São Paulo e Belo Horizonte. A boa notícia é que também é possível ganhar bem fora do eixo Rio-São Paulo
 

Rio é a cidade com o cargo melhor remunerado do Brasil

Quando você pensa em um salário alto, qual valor lhe vem à cabeça? Nas grandes cidades um profissional pode ganhar mais de 80 salários-mínimos ou nada menos que R$ 50.000. Mas para isso é preciso conquistar o posto de diretor de Exploração, no Rio de Janeiro. “Com o pré-sal, esse cargo se tornou ainda mais valorizado. Quem quiser seguir carreira, precisa ter uma formação ligada a Óleo e Gás. Há muitos cursos no Rio de Janeiro nessa área”, afirma Daniel Cunha, diretor da Michael Page.
A área de infraestrutura também tem uma boa remuneração. Na segunda posição do ranking de cargos mais bem pagos do Brasil estão os cargos de Diretores de Novos Negócios e de Operações. Eles chegam a ganhar R$ 45 mil. O motivo para a valorização desse mercado está em grandes eventos e empreendimentos, como a Copa do Mundo e a privatização dos aeroportos.
O gerente Agrícola é o mais bem pago no nível gerencial, ele se equipara praticamente aos melhores salários de diretoria, com um contracheque de R$ 45 mil. “Um dos problemas da vaga de gerente Agrícola é que muitos profissionais qualificados para a vaga não falam inglês. O mercado foi constituído de empresas nacionais por muito tempo e, de repente, o Brasil virou assunto do momento, daí a carência do idioma”, afirma Cunha. Ele também dá destaque ao gerente Jurídico. “Há uma demanda muito grande no Rio, com a Copa do Mundo. Muitas empresas ainda não conhecem a dinâmica jurídica brasileira”.
Apesar de um profissional do interior de São Paulo chegar a ganhar cinco vezes menos do que alguém que mora na capital, Cunha avalia que a região está mais valorizada. “Há 10 anos, o PIB nacional estava muito focado no eixo Rio-São Paulo. Uma pessoa que quisesse morar em Curitiba ou no interior de São Paulo optava por isso pela qualidade de vida, o que trazia uma lentidão no desenvolvimento da carreira. Hoje isso não é mais verdade. Há excelentes projetos fora desse eixo”.
O estudo analisou sete regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Porto Alegre e Interior de São Paulo. Segundo Cunha, essas são as regiões com maior potencial no mercado brasileiro, onde há maior infraestrutura para receber uma multinacional, mão de obra qualificada, boas universidades e maior desenvolvimento econômico.
O tempo médio para encontrar profissionais com salários altos é de três meses. “Estamos olhando o mercado o tempo todo. Por meio de headhunters, por exemplo, observamos os gerentes que têm potencial para se tornarem diretores”, conta Cunha. Para o profissional, o tempo de recolocação é maior, de quatro a seis meses (já foi de nove meses).
Se você pretende ganhar ao menos R$ 10 mil, vale a pena conferir a lista abaixo, feita pela Michael Page, com exclusividade para Época NEGÓCIOS.
São Paulo - No ranking geral, a cidade reúne mais cargos com salários altos. Dos 24 maiores salários, oito estão em São Paulo. Mas ela ainda perde para o Rio de Janeiro no posto de cargo mais alto do Brasil. Comparado com o interior, os paulistanos chegam a ganhar até cinco vezes mais.

Os melhores salários na cidade de São Paulo
Cargo
Remuneração
Diretor de obras específicas de Infraestrutura
(Hidrelétrica, Portos, Offshore)
R$ 45.000
Diretor de Operações para o mercado de Infraestrutura
R$ 45.000
Diretor de Novos Negócios para Infraestrutura
R$ 45.000
Gerente Agrícola
R$ 45.000
Diretor Jurídico
R$ 40.000
Diretor de RI
R$ 30.000
Gerente de Contrato - Infraestrutura
R$ 30.000
Gerente Geral de Obra (predial)
R$ 30.000
Diretor de TI - Indústria
R$ 28.000
Gerente Jurídico
R$ 25.000
Country Manager TI (start-up)
R$ 25.000
Diretor de E-Commerce
R$ 23.000
Diretor de Serviços
R$ 22.500
Diretor de Comunicação em Serviços
R$ 22.500
Diretor de Grandes Contas (Telecom)
R$ 22.500
Gerente Nacional de Vendas (Medical Devices)
R$ 21.000
Gerente de Vendas / Country Manager (Telecom / TI)
R$ 20.000
Gerente de Trade Marketing Sênior (Bens de Consumo)
R$ 20.000
Diretor de Vendas (Telecom / TI)
R$ 20.000
Gerente de Planejamento Tributário
R$ 20.000
Gerente Corporativo de TI
R$ 18.000
Gerente de Project Finance
R$ 18.000
Gerente Nacional de Vendas (Máquinas Pesadas)
R$ 17.500
Gerente de Service Delivery (Principalmente Telecom)
R$ 17.000
Gerente de Remuneração e Benefícios
R$ 17.000
CTO (Principalmente Internet / E-commerce)
R$ 15.000
Engenheiro Pleno de Vendas / 
Key Account Manager (Autopeças)
R$ 12.000
Fonte: Michael Page

Rio de Janeiro - Com os investimentos em petróleo e pré-sal, o Rio de Janeiro tem o cargo com o salário mais alto do Brasil. Dos 24 salários mais bem pagos, reúne seis cargos.
Os melhores salários na cidade do Rio de Janeiro
Cargo
Remuneração
Diretor de Exploração
R$ 50.000
Diretor Geral
R$ 40.000
Gerente de Operação
R$ 35.000
Diretor Comercial
R$ 35.000
Diretor de Vendas
R$ 30.000
Diretor de Construção
R$ 27.500
Diretor de Procurement
R$ 27.500
Controller para Óleo e Gás
R$ 27.000
Diretor de Marketing
R$ 25.000
Diretor de Criação
R$ 25.000
Business Development Manager Óleo e Gás
R$ 25.000
Gerente Nacional Varejo
R$ 22.000
Gerente Nacional de Vendas
R$ 20.000
Engenheiros Especialistas Projetos de Capital
R$ 19.000
Gerente de TI
R$ 18.000
Gerente de Obras
R$ 15.000
Gerente de Remuneração
R$ 15.000
Gerente de Planejamento Financeiro e Orçamento
R$ 15.000
Gerente de Novos Negócios
R$ 15.000
Gerente de Incorporação
R$ 14.000
Gerente de HSE (saúde, segurança e meio ambiente)
R$ 14.000
Gerente de Operações de Shopping
R$ 13.000
Gerente de Operações
R$ 12.000
Gerente Distrital
R$ 12.000
Gerente de Marketing
R$ 10.000
Fonte: Michael Page

Belo Horizonte - A cidade tem o 7º e o 8º cargos mais bem pagos do país. A área de Operações e Incorporação está na ponta da lista. 

Os melhores salários na cidade de Belo Horizonte
Cargo
Remuneração
Diretor de Operações
R$ 37.000
Diretor de Incorporação
R$ 36.000
CFO
R$ 25.000
Gerente de Contratos
R$ 24.500
Diretor Comercial
R$ 24.000
Gerente Geral de Operações de Minas
R$ 24.000
Gerente Comercial (Mineração)
R$ 17.000
Controller
R$ 16.000
Fonte: Michael Page


Recife - O diretor de Operações de Recife está no topo das profissões mais bem pagas da cidade. Os outros cargos não entram na lista dos 24 maiores salários brasileiros. 

Os melhores salários na cidade de Recife
Cargo
Remuneração
Diretor de Operações
R$ 30.000
Diretor Comercial
R$ 25.000
Gerente Industrial (Indústria pesada)
R$ 25.000
CFO
R$ 24.000
Diretor de Técnico (Setor Elétrico)
R$ 20.000
Gerente Regional (Incorporadora / Construtora)
R$ 20.000
Gerente de Contratos (Imobiliário)
R$ 16.500
Controller
R$ 15.000
Fonte: Michael Page

Porto Alegre - A área de Finanças, Vendas e Marketing são as que mais remuneram melhor. Os diretores dessas áreas chegam a ganhar R$ 30 mil, mesmo patamar da melhor remuneração de Recife.

Os melhores salários na cidade de Porto Alegre
Cargo
Remuneração
Diretor Financeiro
R$ 30.000
Diretor de Vendas e Marketing
R$ 30.000
Diretor Industrial
R$ 25.000
Gerente de Suprimentos
R$ 15.000
Gerente de Controladoria
R$ 15.000
Engenheiro de Vendas Sênior
R$ 14.000
Fonte: Michael Page

Curitiba - Um diretor Financeiro na região ganha o mesmo que em Porto Alegre. Mas o salário mais alto da região fica para o diretor Comercial.

Curitiba
Cargo
Remuneração
Diretor Comercial
R$ 35.000
Diretor Financeiro
R$ 30.000
Diretor de RH
R$ 28.000
Diretor de Supply Chain
R$ 28.000
Diretor Tributário
R$ 25.000
Gerente de Incorporação
R$ 18.000
Gerente de Planejamento Tributário
R$ 18.000
Gerente de Engenharia
R$ 18.000
Gerente de Inteligência de Mercado
R$ 17.000
Gerente de TI - SAP
R$ 17.000
Fonte: Michael Page

Interior de São Paulo - O maior salário da região, o do CFO, é equivalente ao de um gerente Geral de Obra e ao de um diretor de Relações Internacionais, na capital.

Interior de São Paulo
Cargo
Remuneração
CFO
R$ 30.000
Gerente Sr. de Supply Chain
R$ 21.500
Controller regional (latam)
R$ 20.000
‪Business Developer Director
R$ 20.000
Gerente Industrial - Engenharia
R$ 16.500
Gerente de Mkt Latam
R$ 16.000
‪Gerente de Obras
R$ 16.000
Gerente de Remuneração e Benefícios
R$ 15.000
Gerente de Operações de RH
R$ 12.500
Business Partner
R$ 12.000
Gerente de Orçamentos
R$ 12.000
Key Account Manager
R$ 10.000
Gerente de Facilities
R$ 10.000
Especialista em Relações Trabalhistas
R$ 10.000
Fonte: Michael Page
Fonte: Época, Negócios.

Luis Philipi Leite Silva
Luan Sousa de Jesus