domingo, 27 de maio de 2012

Inscrições para o Enem 2012 começam amanhã



O MEC (Ministério da Educação) anunciou oficialmente nesta quinta-feira (24) as mudanças e as datas de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. A prova acontece nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), começam na próxima segunda-feira (28), a partir das 10h. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. A taxa é de R$ 35. Alunos de escolas públicas são isentos.
As mudanças nesta edição dizem respeito, principalmente, à correção da redação: a nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto foi reduzida e se criou a figura da banca de avaliadores. Além disso, será possível ver a redação corrigida, porém, sem possibilidade de recurso por parte do estudante. O ministério também anunciou que vai divulgar, em julho, o "Guia do Participante", com exemplos de redação "de excelência" e explicações sobre a metodologia da correção.

Fonte: Uol Educação

Saiba mais em:
http://enem.inep.gov.br/
Edital

Fuvest anuncia a abertura dos pedidos de isenção


A Fuvest divulgou nesta terça-feira (22) as datas do processo de pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição do vestibular 2013. Os candidatos a vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa poderão solicitar o benefício entre 11 de junho e 3 de agosto pelo site www.fuvest.br.


Saiba mais em http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/05/pedido-de-isencao-da-taxa-da-fuvest-2013-comeca-em-11-de-junho.html

www.fuvest.com.br

quinta-feira, 24 de maio de 2012



Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (19262001), gravada quatro meses antes de sua morte.
Considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX, Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o modelo de globalização perversa vigente no mundo, que ele chamava de globalitarismo. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton enxergou a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa e mais humana.

terça-feira, 22 de maio de 2012


Nós moramos na América!


Que os Estados Unidos possuem forte influência sobre a maioria das decisões tomadas em diversas nações, isto já é fato.
            Encontrei este vídeo-clipe de uma banda alemã chamada Rammstein, e creio que o conteúdo mostrado deixa bem claro o controle dos Estados Unidos.
            Farei uma análise do vídeo clipe, mas, deixo claro que esta é uma análise construída com base em meus conhecimentos em relação aos fatos em que os Estados Unidos se mostrou presente e atuante, ou seja, não é um dado oficial.
            No vídeo-clipe estão expostas certas situações, com as quais nos habituamos a realizar, e que aceitamos, na maioria dos casos, sem questionar.
            Podemos ver a influência do modo de vida americano já nos primeiros trinta e nove segundos do vídeo, onde é mostrada uma família reunida em frente a um televisor, e, claro desfrutando de uma típica pizza americana. O que é irônico neste caso é o fato de ser uma família em algum lugar da África, local onde nós sabemos que há muitos problemas sociais a serem tratados, e instalar um aparelho televisor em céu aberto não irá saná-los.
            Em toda a extensão do vídeo-clipe são expostos costumes americanos, como o consumo de fast-food, o gosto por jogos, formas de se vestir e de se comportar, sendo aderido por diversos povos, independente de sua base cultural.
            É possível assemelhar a influência dos Estados Unidos em outras nações, à nossa colonização, onde os costumes portuqueses foram inseridos aos índios tupinambás brasileiros. Assim como, quando os portuqueses deram espelhos para os ‘índios’; hoje, os Estados Unidos nos proporcionaram a maior rede de comunicação atual, a internet, onde nossos dados pessoais são facilmente divulgados... Mas, do que estamos pensando em reclamar? Isto não é um problema, pois que ELES já nos ‘deram’ a internet!

            Abaixo seguem o vídeo clipe e a letra da música Amerika, interessante seria uma avaliação da mesma e do clipe pelos leitores, para complementar, ou questionar o texto escrito por mim.

Vídeo-Clipe:

           


 Letra da Música:

 Amerika



“’Todos nós estamos morando na América
América é maravilhosa
Todos nós estamos morando na América
América
América (2x)’

Quando nós dançamos, eu quero conduzir
Quando você se vira só,
Deixe-nos controlá-lo um pouco,
Eu vou te mostrar como as coisas funcionam.

Nós estamos fazendo uma adorável dança de roda
A liberdade toca em todos os violinos
A música vem da Casa Branca
E o Mickey Mouse está parado em frente a Paris

‘Todos nós estamos morando na América
América é maravilhosa
Todos nós estamos morando na América
América
América’

Eu sei movimentos que são muito úteis
E eu o protegerei dos passos errados
E quem não quiser dançar no final
Ainda não sabe que eles devem dançar

Nós estamos fazendo uma adorável dança de roda
Eu te mostrarei o caminho
Papai Noel está indo para a África
E o Mickey Mouse está parado em frente a Paris

‘Todos nós estamos morando na América
América é maravilhosa
Todos nós estamos morando na América
América
América (2x)’

Esta não é uma canção de amor
Esta não é uma canção de amor
Eu não canto na minha língua materna
Não, esta não é uma canção de amor

‘Todos nós estamos morando na América
América é maravilhosa
Todos nós estamos morando na América
América
América’

Todos nós estamos morando na América
Coca Cola,
Às vezes guerra,
Todos nós estamos morando na América
América
América “




Kelly Cristhini - Colaboradora.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Todo ponto de vista é a vista de um ponto"

"Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são os seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer, como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o anima. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação."
Leonardo Boff


domingo, 20 de maio de 2012

Unicamp recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição



A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) receberá até o dia 31 deste mês, os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2013. Os formulários estão disponíveis apenas pela internet, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). O valor integral da taxa de inscrição ainda não foi divulgado. A lista dos candidatos isentos será divulgada no dia 17 de agosto.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Novas ferramentas para o blog

Olá a todos!

Gostaria de anunciar a incorporação de novas ferramentas para o nosso blog. 

A primeira é o cadastramento de autores na guia inferior, evitando o envio de convites para emails não mais utilizados, e facilitando a adesão de novos autores. Após o cadastramento farei a analíse dos pedidos e o envio dos convites em até 48 horas.

A segunda é a o link ao lado para  as "Atividades Virtuais" (ainda em teste). A primeira atividade já foi postada, e deverá ser entregue até o final do mês (31 de maio).

Conto com a participação e colaboração de todos!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Informações um tanto duvidosas"


Os vídeos mostram um pouco como a mídia expõe de maneira exagerada e de faz com que fiquemos nos sentindo como "criadores" do aquecimento global, quando na verdade a terra tem uma mudança climática desde seu surgimento, como a era glacial por exemplo;
É incrível se pensarmos por exemplo como na era glacial não tinha carros, fabricas,aeronaves para poluir o meio ambiente e nem por este motivo a terra deixou de "esquentar",temos uma certa culpa sim mas não da forma como é colocada pelos meios de comunicação, que até uma simples chuva colocam cupa em nós e no aquecimento global; quando na verdade o maior poluidor é a pecuária com 18%, e nós com13%; Mas infelizmente não é o que a maioria dos meios de comunicação mostram.


Hot Pinguins



Seja Burro!





Autor: Weslley Eduardo de Amorim 3°A

terça-feira, 15 de maio de 2012

domingo, 13 de maio de 2012

Liberdade de Expressão?


Por volta das 8h00 da noite do Domingo de Dia das Mães, o rapper Emicida postou em Twitter oficial:

"Fui preso por desacato a autoridade após o show em BH por causa da música dedo na ferida." (https://twitter.com/#!/emicida/status/201809119127154689)

Minutos depois, outro usuário da mesma rede social, comenta a respeito:

“E olha que eu pensava que atentado a Liberdade de Expressão era algo que tinha acabado com a ditadura...” (https://twitter.com/#!/RedNiggaz/status/201812636608888832)

Quem quiser conferir a música, segue abaixo o clipe oficial da mesma, seguido da letra da música:




Agora, pergunto a vocês: Vivemos em um país onde realmente possuímos Liberdade de Expressão? 

O "choque de civilizações"



Segundo o cientista político Samuel Huntington os conflitos do mundo pós-Guerra Fria serão ritmados por questões religiosas e culturais.

Após os atentados terroristas de 11/9 o discurso de "combate ao terror" passou a influenciar diretamente a postura militar dos EUA, nutrindo e justificando as ações e o discurso da superpotência.

Como consequência deste atrito entre os povos, a mídia tem contribuindo de maneira absurda na propagação  deste ideário, reforçando preconceitos e embates.

As Mães da Praça de Maio e Acari



O movimento das Mães da Praça de Maio na Argentina remonta ao contexto das ditaduras que eclodiram por diversos países da América Latina e promoveram a morte de milhares de civis, assim como a violação de direitos.
Todas as quintas as mães da Praça de Maio protestam em homenagem aos inúmeros desaparecidos, não permitindo que este ato fique esquecido nos capítulos da história.

No Brasil um episódio parecido ficou conhecido como "Mães do Acari", um grupo de mulheres que reivindicam explicações sobre a morte de 11 jovens e que nunca foi esclarecido. O episódio completará neste ano 22 anos. O processo foi arquivado e o crime prescrito.

Confira abaixo o videoclipe da canção Não se Preocupe Comigo da banda F.U.R.T.O. (Frente Urbana Racional de Trabalhos Organizados) que faz menção as injustiças cometidas nos dois eventos.

sábado, 12 de maio de 2012

Satisfação Garantida, Obsolecescência Programada...



O documentário espanhol Obsolescência Programada, lançado em 2010 na Europa, chegou apenas neste anos aos Estados Unidos, com o nome de The Light Bulb Conspiracy (A Conspiração da Lâmpada, em inglês). Sua diretora, Cosima Dannoritzer, foi à América para divulgar e apresentar sua obra em festivais. Apesar de não ser um filme inédito, retoma-se a discussão de seu tema principal: a indústria determina duração curta para alguns produtos com o objetivo de estimular o consumo das versões mais atuais.
Basta pensar na seguinte situação, bem recorrente: seu aparelho de DVD quebra; você o leva para o conserto, mas o orçamento fica tão caro que vale mais a pena comprar um novo! O motivo de o equipamento antigo ficar obsoleto? Como mostra o Obsolescência Programada, ele chegou ao limite programado pelo próprio fabricante.

O documentário começa apresentando o que ocorre com a indústria de lâmpadas. Na década de 1920 cada uma durava 2500 horas. Hoje elas aguentam, em média, cerca de 1000 horas. Essa diferença aconteceu porque os fabricantes acordaram que elas deveriam “morrer” mais rápido para que os consumidores precisassem comprar mais. Há também exemplos sobre impressoras que registram a quantidade de páginas que imprimem e param de funcionar a partir de um número determinado de impressões ou meias-calças produzidas com fios de baixa qualidade, depois de sua fabricante ter confeccionado um tecido altamente resistente, para que as mulheres comprem o artigo com frequência.

Além de estimular um ciclo vicioso de consumismo, a prática causa problema ambiental e social. Os objetos obsoletos, principalmente equipamentos eletrônicos, são jogados fora de maneira incorreta – o certo seria enviar para a reciclagem – e acumulam-se em lixões, contaminando o solo. Cada nova produção exige mais consumo de recursos naturais, como água, minérios e árvores. Outro agravante é que algumas pessoas desempregadas se submetem a ir até os lixões ilegais para encontrar metais valiosos que compõem os eletrônicos – como prata, ouro, cobre, paládio -, mesmo que em pequenas quantidades, e vendê-los.


Fonte:
http://super.abril.com.br/blogs/planeta/filme-obsolescencia-programada-explica-por-que-produtos-tem-vida-util-curta/


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dica de documentário: Garapa



"Fome e guerra não obedecem a qualquer lei natural, são criações humanas." (Josué de Castro)


Em todo o Brasil, mais de 10 milhões de pessoas sofrem de problemas graves em decorrência da fome e da miséria. Pelo mesmo problema, cerca de 700 crianças morrem por hora em todo o mundo. No Ceará, três famílias são acompanhadas pelas câmeras do documentárioGarapa. Vivendo com apenas R$ 58,00 por mês, essas pessoas têm que se virar para sobreviver, sem grandes esperanças no futuro. Dentre outros assuntos, o filme aborda o programa Bolsa Família, implementado pelo governo FHC e ampliado na gestão Lula. 

Após o sucesso de Tropa de Elite, o diretor José Padilha decidiu voltar aos documentários com Garapa, em que quis refletir sobre um grave problema mundial, a fome. O projeto nasceu em 2001, durante uma conversa de Padilha com seu sócio Marcos Prado, de Estamira. Nela, eles decidiram que um faria um filme sobre a fome e o outro um sobre a escassez de água. O documentário participou de diversos festivais em todo o mundo, dentre eles o de Berlim, em que Padilha havia conquistado o Leão de Ouro no ano anterior.

Link Youtube

quarta-feira, 9 de maio de 2012

"Uma das formas de uso do dinheiro público"

Esta é uma charge que mostra e critica como nós brasileiros, contribuímos com uma a vida boa dos políticos, passagens, hospedagens, décimos 3°, 4º; um bom salario;
E critica como alguns brasileiros nem sabem dessa realidade, que é com dinheiro publico que vivem os políticos.

Postado por Lucas Vieira da Silva

terça-feira, 8 de maio de 2012

A Primavera Árabe

Imagens Praça Tahir, Egito.

Iniciado no ano passado, a Primavera Árabe marca um levante de movimentos dos povos árabes contra seus governantes e regimes ditatoriais que durante décadas governaram os países da região. Algumas questões ainda recentes, seguem sem as suas devidas respostas, mas talvez nos mostrem um novo começo, ainda que muitas ressalvas tenham de validar os contextos e os interesses contidos neste novo futuro.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dica de Filme: Adeus Lenin (Trailer)



Ele contou a melhor mentira da história da Alemanha.
Outubro de 1989 era uma péssima época para alguém entrar em coma, principalmente se esse alguém morasse no leste da Alemanha - e isso foi precisamente o que aconteceu com a mãe de Alex, uma orgulhosa socialista. Alex tinha um grande problema em suas mãos, quando ela subitamente acordou oito meses mais tarde. Seu coração estava tão fraco, que qualquer choque poderia matá-la.
E o que poderia ser mais chocante do que a queda do muro e o triunfo do capitalismo, em seu amado leste alemão? Para salvar sua mãe, Alex transforma o apartamento da família numa ilha do passado, um tipo de museu socialista, onde sua mãe é carinhosamente levada a acreditar que nada mudou.
O que começa como uma simples mentirinha, transforma-se numa enorme farsa, enquanto a irmã de Alex e alguns vizinhos são recrutados para manter a pretensa situação e fazem-na acreditar que no fim, Lênin realmente venceu!

Milton Santos, o grande geógrafo brasileiro

Conheça um pouco sobre a história do maior geógrafo e pensador brasileiro.



terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalho?!?!


 
Disponível em http://fredcartunista.blogspot.com.br/2011/04/charge-da-semana-dia-do-trabalho.html