sábado, 28 de abril de 2012

Aquecimento Global: Uma verdade inconveniente ou uma grande farsa?

  Uma verdade inconveniente sob interesses hegemônicos ou uma grande farsa disseminada ao mundo? As teorias sobre aquecimento global devem ser analisadas e questionadas em vários sentidos, visando uma correta interpretação e posicionamento acerca do tema.


Trailer do documentário "Uma verdade inconveniente produzido por Al Gore.

Os apontamentos realizados por Al Gore devem ser posicionados sob inúmeros contextos visando uma compreensão correta dos reais interesses contidos em seu discurso. O documentário “Uma Verdade Inconveniente” nos faz refletir sobre as mudanças climáticas, mas simultaneamente promove enormes distorções e generalizações, disseminando idéias limitadas sobre o assunto, ao utilizar a ação antropogênica como absoluta e totalitária.

  É nítido seu fundo político, proclamando através de um sensacionalismo inacreditável a necessidade de salvar o planeta. Seu discurso simplista e interativo trata de demonstrar causas, efeitos e prováveis soluções, esquecendo-se de que os estudos relativos às mudanças climáticas são complexos e devem atentar para inúmeros fatores, o que uma investigação recente não é capaz de demonstrar.


Trailer do documentário: "A Última Hora".




Cenas do documentário britânico: "A Grande Farsa do Aquecimento Global"

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guerras Civis



A musica é da banda Gun´s N Roses*, e chama-se Civil War (Guerra Civil).
Ela faz uma critica a alguns lideres estadunidenses e sua forma de governar, mostra as guerras civis e também critica que alguns países mandam, outros obedecem e a invasão de países em outros territórios, alem de criticar os direitos humanos que não são obedecidos, onde ganham os ricos e enterram os pobres,deixando também crianças órfãs.
* Nobody´s Child(Criança de ninguém: Romeno Recurso Angel é um álbum de caridade lançado em 1990 para beneficiar os órfãos romenos, esta banda foi uma que contribuíram.)

Comentem!

A visão dos "americanos"* sobre o Brasil



Esse documentário foi realizado pela  rede de TV americana CBS no programa 60 Minutes.

O documentário externa uma visão preconceituosa e autoritária sobre o país e sua população, abordando de maneira totalmente parcial e descompromissada nossas problemáticas territoriais.

* Americanos somos todos nós que habitamos a América, não somente estadunidenses...
Norte-americanos são estadunidenses, canadenses e mexicanos, e não podemos designá-los como referência, já que cometemos dessa forma diversas generalizações.

Deixem seu comentário!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A (Des)ordem mundial


Vivemos numa realidade complexa, confusa e intensamente marcada por embates.

Do ponto de vista militar, a monopolaridade manifesta-se através do poder e pressão exercidos pela superpotência mundial, nutrindo discursos e debates em escala planetária que traduzem as suas aspirações, e legitimam o seu idéario (isto é, a defesa de seus próprios interesses, e que nem sempre revelam os reais interesses da nação).

Sob o viés econômico, a consolidação de pólos de poder regional (contradizendo os discursos globalitários), nos mostram a existência de um mundo multipolar. Ainda que interessante, tal pluralidade não é capaz de cumprir ou possibilitar a criação de um mundo mais justo, com uma distribuição equitativa de renda.

Assim, a realidade se apresenta com sentidos múltiplos e antagônicos...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Documentário: O Veneno está na mesa

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos. Estimulados pelo agronegócio, a produção de alimentos no país ainda não é capaz de suprir nossas deficiências alimentares e nutricionais, mas ainda assim o volume de exportações é cada mais expressivo.


"O veneno está na mesa" é um documentário do renomado cineasta Silvio Tendler.







segunda-feira, 23 de abril de 2012

A história das coisas

O vídeo exibe em uma linguagem dinâmica e simples, reflexões acerca da organização do espaço geográfico mundial,  consumismo, geopolítica e tantos outros temários relacionados.



sábado, 21 de abril de 2012

Postagem Inicial: Sejam Bem-Vindos!

Este é um espaço virtual para complementarmos discussões, compartilharmos idéias e também para a publicação de materiais importantes para o desenvolvimento de nossas atividades.

Enviei para o email de alguns o convite para participação, no entanto como não possuo a lista de emails da turma toda, isso levará um certo tempo.

Como fruto de sugestões obtidas em nossas aulas, o blog incialmente estará disponível apenas para alunos do 3º ano matutino. Um test-drive de como podemos usar ferramentas virtuais em nossas aulas.

Aproveito também para pedir sugestões de como poderemos utilizar este canal para complementar as nossas aulas, ou ainda na elaboração de nossas atividades!

Aguardo comentários.

André Giorgetti

PROPOSTA DO BLOG

A criação do blog é fruto de sugestões obtidas nas aulas do terceiro ano matutino do Ensino Médio, visando o uso de novas tecnologias para o aprendizado.

Em abril  de 2012 surge então, o blog "Estudos Geográficos Contemporâneos" (atualmente este endereço é utilizado para um blog com proposta adaptada para o Ensino Fundamental) como um espaço virtual para reflexão dos fatos cotidianos, e outras mídias. No mesmo mês o blog passou por uma alteração em sua proposta, passando a denominar-se "Observatório das Mídias" (tendo como acréscimo um  enfoque interdisciplinar entre as disciplinas de História e Geografia).

Após tantas reformulações, visando a participação dos alunos, e o  enorme desafio do uso novas tecnologias para qualificar o aprendizado, o blog  passa hoje por mais uma reformulação, tendo por objetivo, um enfoque multidisciplinar, envolvendo novas disciplinas (todas as disciplinas de Ciências Humanas e Educação Física) e novos olhares sobre o complexo mundo em que vivemos.

Diante desta nova proposta, novas ações e atividades serão desenvolvidos nos próximos meses, visando uma maior integração entre os temas abordados nas aulas, e nos conteúdos exibidos neste blog.